terça-feira, 16 de julho de 2013





Quer ler outras viagens?
« IRÃ - Reflexões sobre uma viagem e um país | Main | Dois mil templos sob o céu de Bagan, Mianmar »

Portas e janelas da Provence

                  A França é um país autênticamente sofisticado onde pode. E genuinamente simples onde deve. São precisamente as características que mais me atraem. Autenticidade, com requinte e sofisticação, encontra-se até mesmo naquilo que é rústico. Da culinária à cultura, da arquitetura aos costumes. Mas jamais imaginei que as presenciaria nas portas e janelas da Provence. Especialmente porque ali revestem-se de sua característica mais notável: a rusticidade.

  
                    JANELAS antigas, rústicas e belas há em qualquer vilarejo mediterrâneo. Todavia, não encontrei alguma com a personalidade das provençais. Elas me conquistaram nesta viagem à Dordonha e Provence. E mostraram-se tão insinuantes ao meu olhar quanto à virtude genética dos artistas plásticos locais. É imensa a quantidade de pinturas influenciadas pelo tema e expostas por todas as galerias da região. Felizmente os artistas de hoje são bem mais compreendidos que o genial Van Gogh, que tão magnificamente retratou em telas as paisagens da Provence

                         ELAS são assim mesmo, têm esse poder de iluminar a admiração de qualquer um, a despeito de toda sua rusticidade, justamente por estarem recobertas por incontestável sofisticação. Por isso gosto tanto delas. E de tê-las fotografado. Para os fotógrafos, aliás, são um deleite. Para escritores, um desafio.

                  ENTÃO nada me pareceria mais singular que meu desejo em registrá-las. Um desejo enorme. Por certo não fui o primeiro a percebê-las assim. E também não o último a notar seu poder de atrair, de surpreender tanto quanto as outras incríveis atrações da Provence.
     
                    EU encontrei um livro na primeira lojinha de badulaques turísticos, e depois invariavelmente em todas as outras de qualquer museu ou atração da região. Seu título, Portes et fenêtres en Provence - a monografia da fotógrafa Marie Etienneque tornou-se livro da série "Secrets de Provence" (Editora Equinox, ISBN 2841356388). Foi o bastante para me fazer “descobrir” que não havia nenhuma novidade na minha pretensão de escrever sobre as janelas da Provence. O livro encerrou a bom tempo e de maneira apropriada meu suposto direito de escrever algo novo, útil e criativo sobre o tema. 
                    MAS nem assim elas deixaram de me inspirar. E como me atraíam aquelas portas e janelas da Provence. Tornaram-se quase uma obsessão fotografá-las. Freqüentemente emolduradas por flores, de cores suaves, nas grandes cidades ou nas pequenas aldeias são tantas e tão formosas e atraentes que invariavelmente captavam meus olhares. Pesquisando, encontrei um mundo de fotos e de matérias em revistas e blogs abordando o tema. Tornou-se tema tão corriqueiro e tão bem explorado que cheguei a pensar em desistir de minha “luminosa idéia”: publicar algo novo e assertivo sobre as portas e janelas da Provence.
                   A pá de cal na pretensão veio depois de reler o post do dublê de blogueiro e jornalista Beto Pachoalini. Em seu “O meu lugar”, um dos blogs mais antológicos na blogosfera, cujos textos eram sempre incomparáveis, acordei para o fato de que não sou capaz de escrever algo tão bom sobre o tema, sobretudo com tamanha simplicidade. Ainda mais com alguma novidade criativa. Se o caro leitor quiser constatar o que eu defino como "escrever bem", sugiro dar uma passada em "Você já foi à Provence nega? Então vá!".
                   AS janelas são de muitas cores, ainda que os azuis tenham tomado pra si a representação do estilo provençal. De simples caixas de janela às decoradas mais elaboradamente, a variedade parece infinita. Abertas, fechadas, com ou sem cortinas de rendas, rodeadas por alvenarias de pedras rústicas ou emboçadas, simétricas ou não, grandes, médias, pequenas e minúsculas, de madeira maciça e ferragens brutas em ferro forjado, pintadas, cruas, bem mantidas ou descuidadas, em casas elegantes ou simples casinhas rurais, com ou sem vasos de flores, algumas abandonadas, outras cheias de vida, de tantas e tão belas formas que vêm atraindo fotógrafos, pintores, escritores e simples turistas.  
                SÃO notáveis, verdadeiras obras de arte primitiva as janelas da Provence. E eu as capturava com mais admiração e encantamento do que como fotógrafo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...